PUB

Ambiente

Jovem de Santa Cruz ganha prêmio do IPCC para investigação

O jovem cabo-verdiano, natural de Santa Cruz, Jaquelino Varela, é um dos vencedores da 6ª edição do prémio do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), financiado pela Fundação do Príncipe Alberto II, do Mónaco.

O prêmio é destinado a alunos de doutoramento cuja pesquisa contribui para o avanço na compreensão dos riscos das mudanças climáticas, seus impactos e opções de adaptação e mitigação.

Jaquelino Varela, que frequenta 2ºano de doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, na Universidade de Lisboa, recebeu o certificado das mãos do Príncipe Alberto II, na cerimónia de premiação que aconteceu no passado 29 de Outubro, no Mónaco.

O valor do prêmio será utilizado para custear as despesas da sua investigação sobre efeitos das alterações climáticas nos tubarões, a ser realizado nos próximos 3 anos, um tema que vai conduzir a sua tese de doutoramento.

Conquista marcante

Em entrevista ao A NAÇÃO, Varela avançou que este prémio representa uma das conquistas mais marcantes da sua carreira, por se tratar de IPCC, “uma das maiores organizações científicas do mundo” com a qual, “qualquer académico ou investigador na área das alterações climáticas, gostaria de estar envolvido de alguma forma”.

Jaquelino Varela é ambientalista, licenciado em biologia pela UNI-CV, mestre em ensino de biologia pela Bridgewater State University, dos Estados Unidos.

Atualmente, a residir-se em Portugal, frequenta o 2º ano de doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Lisboa.

PUB

PUB

PUB

To Top