O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou Jorge Carlos Fonseca, Presidente cessante, com a Medalha da Ordem de Camões. JCF é a primeira figura a receber a distinção e mostrou-se honrado.
JCF apontou ser uma honra receber esta condecoração, cujo patrono, afirmou, é um dos nomes mais reconhecidos da poesia e das letras em português, quiçá, a maior referência literária para todos que pensam, sonham e se expressam nessa língua.
O Presidente cessante indicou que um dos pontos cimeiros da coesão linguística portuguesa, e que aproveita toda a sua capacidade, é a existência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Acrescentou que o facto de ser a quinta ou a sexta língua mais utilizada na internet, permite chegar mais longe, abre a porta para um maior conhecimento e potencia ainda mais as possibilidades de crescimento económico, aumento do espaço político e afirmação cultural.
O condecorado aproveitou para destacar o elevado nível das relações existentes entre Portugal e Cabo Verde.
“Relações assentes num diálogo intenso, troca de visitas dinâmicas e contactos mútuos, e estou convicto de que, enquanto chefes de Estado, muito contribuímos para o reforço o aprofundamento e a diversificação das nossas relações”, salientou.
Grande Presidente
Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa considerou a condecoração como “momento muito significativo” porque é homenagear, a título excecional, um “grande Presidente” que bem merece esta ordem, que acaba de criar e que premia todos que deram o seu melhor pela comunidade de Países de Língua Portuguesa, pela cultura portuguesa e pela língua.
“Vossa excelência fê-lo a todos os títulos, enquanto Presidente de Cabo Verde, aproximando os dois Estados e promovendo aquilo que é fundamental nessa construção de uma comunidade de língua portuguesa mais forte em todo mundo”, advogou.