PUB

Santo Antão

Porto Novo: PNUD financia oficina agro-alimentar e produção de plantas aromáticas e medicinais

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) financiou com um milhão de escudos a oficina de transformação agro-alimentar e de produção de plantas aromáticas e medicinais no município do Porto Novo.

A oficina está a ser construída em Lagoa, na Ribeira das Patas, interior do concelho do Porto Novo, numa iniciativa da associação das mulheres desta localidade, onde existe um potencial de frutas que, com este projecto, passarão a ser transformadas em néctares.

Conforme a presidente da Associação das Mulheres de Lagoa da Ribeira das Patas, Milu Pires, a verba disponibilizada pelo PNUD vai permitir concluir as obras do edifício onde será instalada a unidade de cariz artesanal de produção e transformação de concentrado de limão e manga e de plantas aromáticas e medicinais para o mercado de Santo Antão.

Segundo a mesma fonte, a associação contou inicialmente com um financiamento do Fundo do Ambiente, que permitiu iniciar o projecto. As obras estavam paradas há mais de ano, por falta de financiamento, tendo sido já retomadas graças ao apoio do PNUD.

Na Ribeira das Patas, considerada a maior produtora de mangas e de citrinos na ilha de Santo Antão, existe, desde 2015, na zona do Círio, um centro agro-alimentar que, também, já contou com o apoio financeiro do PNUD para a aquisição de equipamentos.

C/Inforpress.

PUB

PUB

PUB

To Top