Marisa Carvalho toma posse, na manhã desta segunda-feira, 8, como a nova líder do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG) em substituição da agora ex-presidente Rossana Almeida.
A nova presidente do ICIEG já foi diretora de gabinete da ex-ministra Maritza Rosabal, estava até ao momento, a desempenhar a mesma função no ministério da Família e Inclusão Social, com Fernando Elísio Freire.
Marisa Carvalho já reagiu nas redes sociais avançou ser uma nata defensora das causas que apoiam o sector infantil, artes e cultura, direitos civis e ações sociais, direitos humanos, educação, meio ambiente e política. Além disso, disse ser conhecedora da luta do ICIEG por ter estudado a cadeira Igualdade e Género na Universidade Lusófona.
Carvalho é licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa e pós-graduada em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Universidade Nova de Lisboa.
Recorde-se que a presidente cessante, Rosana Almeida, deixa o cargo após uma medida tomada pelo Governo ainda no passado mês de setembro.
O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), é superintendida pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e funciona como espaço de Integração e articulação horizontal das medidas sectoriais do Governo relativos à problemática da igualdade de género e do reforço da capacidade das mulheres, coordenando as políticas públicas e contribuindo para a definição de estratégias governamentais.
Criado a 10 de janeiro de 1994, como Instituto da Condição Feminina (ICF), a instituição passou a ser designada de Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), a 10 de julho de 2006.
C/Inforpress