O ministro do Desporto reiterou hoje que o investimento na formação de treinadores e monitores dos escalões de formação é “fundamental para a sustentabilidade do desporto” no país.
Carlos Monteiro manifestou esta preocupação na abertura da formação de massificação de andebol de base na ilha de Santiago, que decorre de hoje a 13 do corrente, no Centro de Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, em mais uma iniciativa da Federação Cabo-verdiana de Andebol.
O governante disse que a aposta na formação, não só terá reflexo no quadro competitivo interno, como também no desempenho das seleções cabo-verdianas.
“Acho que todos nós que fazemos parte deste sector temos a obrigação de perceber que há um diagnóstico feito há muito tempo e como é que todos podemos colaborar para mudar o estado de coisa”, considerou o ministro, que se mostra disponível para receber, através do IDJ, planos de formação a médio e longo prazo, das diferentes federações.
Isto por considerar fundamental decifrar-se o que se pretende para cada modalidade ao nível de formação de treinadores e monitores, para melhorar o nível dos treinadores formados para os escalões de formação e sénior.
O governante disse acreditar que com esta iniciativa os recursos humanos, financeiros e logísticos serão “melhor mobilizados” para a implantação da estratégica definida, em todas as modalidades coletivas e individuais.
Referindo-se ao andebol como uma das modalidades que mais se desenvolveram na última década, Carlos Monteiro afirmou que Cabo Verde conta atualmente com uma seleção da modalidade, “que dá cartas a nível mundial”, mas alertou para a necessidade de dar sustentabilidade interna a este sucesso, para evitar a queda da modalidade.
Reafirmou “toda a abertura do Governo” no sentido de contribuir para um plano de formação de todas as modalidades a médio e longo prazo, para que o País possa “vencer claramente” o desafio da formação de treinadores e monitores, e dar “um passo fundamental” para atingir o “patamar de excelência” no andebol e nas outras modalidades.
Ministrada pelo especialista da Federação Internacional de Andebol o português José Silva, a formação insere-se no projeto de desenvolvimento nacional do desporto, e abarca as componentes teórica e prática, envolvendo praticantes da região desportiva de Santiago Sul, mas que terá continuidade “em todas as regiões do país”.
C/Inforpress