Arranca esta quarta-feira, 3, na Praia, uma conferência sob o tema “Ilhas planeadas e sustentáveis, habitação, ordenamento do território e urbanismo em Cabo Verde”. A iniciativa, que se estende até sexta-feira, 5, visa recolher subsídios para o cumprimento dos objetivos traçados no plano do Governo.
A conferência surge à margem de um estudo do Governo, onde é anunciada a intenção de introduzir quadros jurídicos no sector da habitação, ordenamento do território e urbanismo, perante o aumento dos níveis de urbanização.
Segundo Vera Querido, da organização, com esta conferência pretende-se recolher subsídios que permitam ao Governo alcançar as metas de desenvolvimento preconizadas.
“Para nós constitui um momento de partilha de ideias que permitam a materialização dos objetivos traçados pelo Governo, nomeadamente na criação do programa de acesso à habitação para jovens, propostas de alterações a programa nacional de habitação, plano nacional de ordenamento e urbanismo” entre outros.
Vera Querido afirma ainda que a meta é garantir cidades sustentáveis, o acesso de todos à habitação segura, zonas verdes com espaços acessíveis, especialmente para crianças, idosos e pessoas com algumas limitações.
Essa fonte salienta que, para um Cabo Verde mais desenvolvido, e ambientalmente mais saudável, sustentável e atrativo torna-se fundamental resolver os problemas ligados às questões da terra.
C/RCV