Face a mais um mau ano agrícola, os criadores de gado, no concelho do Porto Novo, Santo Antão, estão “expectantes” quanto ao arranque do plano de mitigação neste município, a enfrentar cinco anos de seca consecutivos.
A declaração é do representante dos criadores no concelho, Romeu Rodrigues, que em declarações à Inforpress, diz que é preciso apressar os apoios aos criadores de gado nesta região, numa altura em que muitos pastores estão a ter dificuldades para a aquisição de pastos.
“Os criadores estão a ir como podem. Não choveu e há criadores que já estão a ter dificuldades para manter os seus animais, dado o preço elevado do pasto (milho e sêmea), assegurou, adiantando que estão esperançosos nos apoios do Governo para ultrapassar mais este percalço da natureza.
Câmara Municipal prepara plano
A Câmara Municipal do Porto Novo diz já ter em preparação o plano local de mitigação dos efeitos da seca neste concelho, que terá como foco o salvamento do efectivo pecuário.
O plano, cujo custo está a ser quantificado, vai ser submetido, “em breve, ao Governo para financiamento, explicou o vereador da edilidade porto-novense, Irlando Ramos, em declarações à Inforpress.
Além de dificuldades na aquisição de ração, os criadores de gado têm estado a enfrentar ainda o problema no transporte de água, razão pela qual defendem a necessidade de dotar este município de mais uma viatura auto-tanque, já que a única existente não tem conseguido atender à demanda.