PUB

Economia

Atraso pagamento estágios IEFP: “Ajuda orçamental já está a entrar” – Paulo Soares

Os recursos da ajuda orçamental para o programa de estágios profissionais já está a entrar, garantiu ao A Nação o presidente do IEFP, Paulo Santos. Os subsídios em atraso, referentes ao mês de setembro, devem ser pagos agora em Novembro, segundo a mesma fonte.

Alguns estagiários inscritos no programa de estágios profissionais do IEFP voltaram a procurar a imprensa para reclamar de atrasos no pagamento dos subsídios. Desta vez, segundo dizem, estão sem receber há dois meses.

“O IEFP não cumpriu com as suas promessas. Estamos com dois meses de atraso do subsídio e isso nos causa constrangimentos”, alegou a nossa fonte, que preferiu se manter em anonimato.

A mesma, que reside no interior da ilha de Santiago e frequenta o estágio na cidade da Praia, diz que “está difícil se deslocar para ir ao estágio, por causa dos custos de transporte”.

“Ainda não recebemos o subsídio de setembro nem de outubro, quando costumam fazer o pagamento no dia 15 de cada mês”, assegurou outro estagiário, segundo o qual estes atrasos dificultam a vida de quem depende do subsídio mais a contribuição da empresa incubadora para se manter. 

Reconhece atrasos

Procurado, o presidente do IEFP, Paulo Santos, reconheceu que há um atraso referente ao mês de setembro. Quanto a outubro, explica, o mês ainda não fechou, pelo que está dentro do prazo normal de pagamento. 

Entretanto, garantiu, os recursos da ajuda orçamental para o programa já estão a entrar e o atraso deverá ser liquidado já em novembro.

“Temos a garantia de que a ajuda orçamental, uma das principais fontes de financiamento entra em Novembro. Entrando, regularizamos todos os pendentes e seguimos normal nos próximos cinco anos”, garantiu. 

De recordar que ainda em setembro a instituição teve de recorrer a recursos do tesouro para liquidar atrasos acumulados desde junho, devido a um desfasamento na entrada dos recursos de ajuda orçamental, por parte das fontes de financiamento que sustentam o programa de estágio. 

Na altura, o IEFP desembolsou cerca de 55 mil contos.

PUB

PUB

PUB

To Top