A taxa de internamentos decorrentes da infecção por covid-19 está nos 5%, segundo análise apresentada, esta quinta-feira, 28, pelo director nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto. A situação epidemiológica do país é considerada favorável e, até ontem, só havia 4 pessoas internadas a nível nacional.
Todos os internados estão no Hospital de Santa Rita Vieira, em Santiago Norte.
Os dados foram apresentados ontem, aquando da declaração do primeiro-ministro ao país, para anunciar o fim do estado de contingência.
“A situação é bastante favorável. Desde 31 de Julho o país se encontra em estado de contingência, e no mesmo período ficamos a saber da circulação da variante Delta no arquipélago, contudo o impacto da sua circulação não foi aquilo que esperávamos’’, apontou Jorge Barreto.
Este resultado, segundo o DNS, advém “muito provavelmente” do “efeito protector” das vacinas contra a covid-19, pelo que espera que o efeito se mantenha, para que Cabo Verde possa avançar para uma situação de controlo.
Jorge Barreto apontou a “sustentabilidade ou a manutenção do controlo da pandemia” como o grande desafio a enfrentar daqui para a frente, e informou que, neste momento, Cabo Verde conta com 11 concelhos com a taxa de incidência acumulada, nos últimos 14 dias, inferior a 25 por 100 mil habitantes.
Nove concelhos ainda têm uma taxa de incidência entre 25 e 150, por 100 mil habitantes e dois municípios mantêm taxas superiores a 150 por 100 mil habitantes.
Para o director nacional da Saúde este facto é mais uma evidência de que as vacinas têm um papel protector e apelou à adesão das pessoas ao programa de vacinação, indicando que o número diário de pessoas a tomarem a primeira dose tem diminuído.