PUB

Ambiente

Nações Unidas inaugura Ecoponto para separação de resíduos sólidos

Com vista a educar e sensibilizar a todos no sentido de manterem uma atitude verde, particularmente, na separação do lixo por categorias, as Nações Unidas, em Cabo Verde inauguraram hoje o seu Ecoponto.

O Ecoponto, dizem, é uma das formas de “demonstrar” o engajamento desse organismo, em ter e em promover uma “cultura verde” no escritório e consequentemente ter um edifício amigo do ambiente. 

“Esta é a nossa forma, também, de darmos o nosso contributo para o meio ambiente e responder ao mesmo tempo à política organizacional em matéria de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”.

A Organização explica que esta é a primeira fase do projeto e vão seguir outras cujo objetivo “educar, sensibilizar a todos para uma atitude verde, e no caso particular , com a separação de lixo por categoria”.

A má gestão de resíduos é uma das principais causas da emissão de gases de efeito estufa e implica consequências para a  saúde pública uma vez que os resíduos não tratados contaminam o solo, afetando a agricultura e outras atividades económicas.

Presente no evento, Gilberto Silva, Ministro da Agricultura e Ambiente, disse considerar ser necessário a criação de uma cultura de gestão sustentável, para se garantir melhorias na qualidade ambiental e de vida dos cidadãos.

O mesmo enalteceu a iniciativa que considera ser “um exemplo a seguir” e que se encaixa dentro da política do Governo central e municipal assim como na estratégia para o desenvolvimento sustentável do país e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Trata-se de uma atividade simples, mas bastante pedagógica, e que contribui efetivamente para a mudança da atitude e prática para o processo educativo a nível da gestão dos resíduos sólidos urbanos”, explica Silva, que considera ainda que essa prática deve “fazer escola”.

Silva considera ser essencial contribuir para a formação de uma cultura que tem a ver com uma gestão que seja mais sustentável com os resíduos sólidos.

 C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top