PUB

Economia

Fogo: Universidade de La Laguna quer apoiar desenvolvimento da vitivinicultura

Uma delegação da Universidade de La Laguna, das Ilhas Canárias, representada pelo subdiretor da Cátedra de Agroturismo e Enoturismo, Gabriel Garcia, esteve de visita à ilha do Fogo, para articular laços de cooperação no sector vitivinícola com as três autarquias.

Segundo o subdiretor da Cátedra Canária de Agroturismo e Enoturismo do Instituto Canário de Qualidade Agroalimentar e da Universidade de La Laguna, Gabriel Santos, os objectivos passam por desenvolver ações conjuntas com os três municípios da ilha do Vulcão.

Durante a sua estadia, a delegação manteve encontros com os autarcas Nuias Silva (São Filipe), Fábio Vieira (Mosteiros) e Alberto Andrade (Santa Catarina de Fogo) visando estabelecer colaborações em formação e pesquisa, bem como troca de experiências para fortalecer e desenvolver o sector vitivinícola da ilha.

Um dos principais objetivos passa pela elaboração de um roteiro para fomentar o sector vitivinícola do Fogo. Isto com a participação de agentes públicos e privados da ilha, como a Fundação Padre Ottavio Fasano, a delegação local do Ministério da Agricultura e Ambiente, o Parque Natural do Fogo, o Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo e associações vinícolas.

A visita delegação da Universidade de La Laguna enquadra-se na colaboração iniciada com a troca de experiências profissionais no passado mês de julho, com a presença nas Ilhas Canárias da enóloga Carla Garcia Teixeira, com o objetivo de colaborar na complementação da formação dos alunos da primeira turma do curso de Enologia e Viticultura, promovido conjuntamente pela Fundação Padre Ottavio Fasano e o Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo.

Jovens na consolidação do vinho do Fogo

Gabriel Santos enalteceu ainda o facto de a ilha do Fogo ter jovens com aprendizado incipiente na viticultura e que acreditam que esta atividade possa contribuir para uma melhoria do desenvolvimento socioeconómico, gerando novas oportunidades de emprego e possibilidade de crescimento para a ilha.

O subdiretor da Cátedra valorizou ainda positivamente o papel de jovens estudantes que, juntamente com os enólogos e enólogos consagrados, podem ser os promotores da criação de bases sólidas para a consolidação do vinho do Fogo.

PUB

PUB

PUB

To Top