PUB

Convidados

Estratégias de ensino

Por: Olímpio Tavares*

Ensinar no contexto escolar é uma tarefa muito complexa que exige uma boa preparação, científica e pedagógica, por parte do professor. Apesar de uma boa preparação científico-pedagógico constituir um elemento fundamental, não é suficiente para levar a cabo uma boa estratégia de ensino. Isto porque o contexto escolar exige, pelo menos nos moldes atuais, que os professores trabalhem de uma forma colaborativa e cooperativa.

Essa colaboração e cooperação tem de ser feita fundamentalmente entre os professores que lecionam e os professores que desempenham funções nos órgãos de gestão da escola. Os professores que desempenham funções nos órgãos de gestão da escola devem criar condições para elaborar um projeto educativo e um regulamento interno. O primeiro constitui um instrumento fundamental para cada professor inscrever a sua estratégia de ensino. O segundo é um instrumento que permite ao professor, de entre outras coisas, evitar e resolver os conflitos que possam surgir na sala de aula.

Relativamente ao projeto educativo, que está mais diretamente implicado com as estratégias de ensino, constitui um instrumento de referência que coloca o professor em sintonia com os seus pares. O projeto educativo, sobretudo de cariz pedagógico, se for implementado/operacionalizado com sucesso, o que significa que todos os professores, sem exceção, utiliza-o como instrumento de guia para as suas conceções e práticas pedagógicas na sala de aula.

A partir do momento em que cada professor desenvolve a sua estratégia de ensino ancorado no projeto educativo da escola, haverá condições necessárias para implementar uma estratégia de ensino que facilita a aprendizagem dos seus alunos, não só na disciplina que leciona mas em todas as outras. 

Em suma, para que a estratégia de ensino de cada professor seja eficaz é necessário uma boa preparação científica e pedagógica, e o envolvimento no projeto educativo de cariz pedagógico, feito para melhorar as aprendizagens em todas as disciplinas, sem exceção.

*Licenciado em Filosofia, pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). Atualmente, leciona Filosofia na Escola Secundária “Olegário Tavares”, na vila de Achada do Monte (interior de Santiago)

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 734, de 23 de Setembro de 2021

PUB

PUB

PUB

To Top