A presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Maria do Rosário Gonçalves, apela aos cabo-verdianos a evitarem “boca de urna” e garante que as autoridades estarão vigilantes.
Em conferência de imprensa este sábado, à tarde, 16, na Praia, Maria do Rosário disse que os Serviços dos Registos, Notariado e Identificação (RNI) vão estar abertos durante todo o dia das eleições, com o objectivo de assegurar a entrega aos eleitores dos documentos de votação, ou então a devolução dos documentos caducados, contra a entrega dos respectivos recibos.
De igual modo, os centros de saúde, assim como as delegacias de Saúde, no domingo vão estar abertos durante todo o dia para assegurarem que sejam atendidos, atempadamente, os eleitores portadores de deficiência e que preferem votar acompanhados.
Os estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, dentro de um perímetro de 500 metros devem permanecer fechados, conforme disse Maria do Rosário Gonçalves, acrescentando que a Polícia Nacional e a Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) vão estar no terreno para garantir a “boa execução” das medidas anunciadas.
Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.
A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
c/Inforpress