Está tudo a postos para as eleições presidenciais deste domingo, garante a diretora geral de Apoio ao Processo Eleitoral, Arlinda Chantre. Estão inscritos 398.865 eleitores, distribuídos em 1.294 assembleias de voto, dentro e fora do país.
“Todos os materiais de eleição já foram entregues, a nível nacional e internacional e, agora, é só esperar o dia “D”, disse à Inforpress Arlinda Chantre.
Segundo ela, houve um atraso na entrega dos materiais em Angola, mas o problema foi resolvido e, neste momento, já se está a proceder à distribuição.
“Na DGAPE [Direcção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral], já estamos preparados para uma eventual segunda volta”, informou aquela responsável.
Uma segunda volta, a acontecer, seria no dia 31 de Outubro.
Ao todo, vão funcionar 1.294 assembleias de voto, sendo 1.053 no território nacional e 241 no estrangeiro.
Em termos de eleitores registados, o número é de 342.778 no território nacional e 56.087 no estrangeiro.
As eleições presidenciais do domingo vão ser acompanhadas por 104 observadores internacionais, sendo que alguns já estão no terreno.
Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.
A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
C/Inforpress