PUB

Economia

Plataforma Unir e Resgatar UNTC-CS pede união dos sindicatos contra o aumento do IVA 

A Plataforma Unir e Resgatar UNTC-CS critica o aumento do IVA de 15% para 17%, o que fará aumentar os preços dos bens e serviços consumidos em Cabo Verde. A plataforma pede união dos sindicatos para se prepararem para as “diversas formas de luta”, contra os aumentos previstos. 

Eliseu Tavares, coordenador da plataforma, entende que os aumentos anunciados deverão sufocar a vida dos trabalhadores e famílias no país e critica o executivo por “não cumprir” a promessa de 2016,  de aumento anual dos salários em 1%, e de diminuir a carga fiscal, também em 1% e, em contrapartida, opta por subir o IVA. 

“Este aumento vai fazer obrigatoriamente aumentar o preço de todos os bens e de todos os serviços. Para piorar, o aumento não é só do IVA, mas também dos direitos de importação de mais de dois mil produtos, um aumento na ordem dos 5%. Estão abarcados neste aumento produtos alimentares, medicamentos, materiais de construção, componentes de ração animal, entre outros”, aponta Eliseu Tavares. 

O coordenador fala ainda num aumento de 10% sobre o direito de importação do gasóleo, o que implica, de imediato, aumento do preço dos combustíveis, energia, custos de produção das empresas e aumento dos preços dos transportes.

Estes aumentos, segundo Eliseu Tavares, vão sufocar fiscalmente e socialmente as pessoas e estranha a apatia dos parceiros. É neste sentido que exorta os sindicatos do país a estarem preparados para se organizarem e se preparem para outras lutas, por acreditar que “está nas mãos do governo tudo fazer para não sufocar as famílias”. 

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top