A jovem nadadora Jayla Monteiro fez história ao conquistar, esta quarta-feira, 13, a primeira medalha internacional para a natação cabo-verdiana.
A atleta residente nos EUA, de 17 anos, é 3.ª classificada nos 50 metros bruços, em júnior feminino, no 14.° Campeonato Africano de Natação, que decorre no Gana.
Recorde-se que Jayla Pina fez a estreia absoluta na modalidade de natação para Cabo Verde nos Jogos olímpicos de Tóquio, tendo ficado no 3.º lugar nas eliminatórias dos 100 metros femininos bruços, com o tempo de 1min 16’96, falhando por pouco a qualificação para a meia-final.
Além de Jayla, Cabo Verde está representado por mais cinco atletas no Campeonato Africano de Natação, na categoria sénior.
Nomeadamente, Latroya e Troy Pina (irmãos de Jayla); pelos campeões nacionais em águas abertas e em piscina, Ailton Lima e Stiven Lima, respetivamente; e ainda por Érica Soares, nesta que é a maior representação nacional de sempre na prova continental.
O 14.° Campeonato African de Natação decorre desde o dia 11 até ao próximo domingo, 17 de outubro, em Acra, capital do Gana.
C/Criolsports