O candidato presidencial Casimiro de Pina esteve esta segunda-feira,11, no mercado do Sucupira, na Praia, e na Cidade Velha, para apresentar a sua candidatura, a sua visão daquilo que um PR deve ser, e promete tudo fazer, se for eleito, para ajudar a aproveitar todo o potencial turístico da Cidade Velha. Hoje o candidato desloca-se ao Fogo para tentar conquistar os eleitores daquela ilha.
Mas, primeiro, no Sucupira, Pina falou com comerciantes e imigrantes que buscam neste espaço o sustento para si e para os seus familiares, e uma das maiores reivindicações que ouviu destes comerciantes é de que o negócio está parado. Aos imigrantes deixou uma palavra de apreço e prometeu, se for eleito, defender as garantias de direitos fundamentais de imigrantes.
O candidato prosseguiu depois para a Cidade Velha, município de Ribeira Grande de Santiago, onde afirmou que o PR deve actuar para poder zelar pelos bens fundamentais da Nação e aproveitou para pedir o voto de confiança ao eleitorado daquele município.
“Estou a apresentar-me perante o eleitorado enquanto candidato e espero o vosso voto de confiança no dia 17 de Outubro para que eu possa ser o presidente de todos os cabo-verdianos”, afirma.
Potencialidade
Casimiro de Pina falou sobre a potencialidade turística da Cidade Velha e assumiu o compromisso de trabalhar para atrair mais investimento para o município que carrega o título de Património Cultural Imaterial da Humanidade, desde 2009, título este que considera que não está sendo aproveitado. Por isso, promete fazer a sua magistratura de influência seguindo e cumprindo sempre a Constituição para ajudar a potenciar Cidade Velha e contribuir para a melhoria de vida da população.
Ainda a propósito do debate de domingo passado, Casimiro de Pina considera que saiu “vitorioso”, como justifica, uma vez que deu uma melhor contribuição com dados concretos e ciência constitucional para o esclarecimento da população.
13º dia campanha prossegue no Fogo
Casimiro de Pina tem previsto, na manhã de terça-feira, 12, uma viagem para encontro com o eleitorado da ilha do Fogo, para contatos porta a porta, mais próximo das pessoas.
Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto direto, universal e pluralista.
A eleição para o Presidente da República que sucederá a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
C/Inforpress