PUB

Cultura

“Prémio de Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa” com candidaturas abertas até  janeiro de 2022

As candidaturas ao Prémio de Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) já se encontram abertas, e decorrem até ao dia 7 de janeiro de 2022.

De acordo com o regulamento do concurso criado em 2015, com o “Movimento 800 Anos da Língua Portuguesa” são admitidas candidaturas que sejam de pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 16 anos, realçando que no caso dos menores de 18 anos, a atribuição de prémios ficará sujeita à entrega de declaração de aceitação pelos respectivos titulares do poder paternal.

Segundo o mesmo documento, cada candidato apenas poderá apresentar uma obra a concurso e não poderá ter outras obras editadas em papel ou formato digital comercial nos domínios da prosa de ficção e da poesia.

No entanto, diz que poderão também candidatar-se “os autores que tenham apenas textos editados ou publicados em coletâneas de poesia e contos, bem como autores com obras de teor didático, científico e académico”.

Júri

O júri será constituído por elementos dos países de língua portuguesa, reconhecidas personalidades do mundo literário e cultural de língua portuguesa, um representante da UCCLA, um representante, em rotatividade, de uma das Bibliotecas Nacionais dos Países de Língua Oficial Portuguesa e um representante do Movimento 2014 – 800 Anos da Língua Portuguesa.

Sobre o concurso

O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa criado em 2015, com o Movimento 800 Anos da Língua Portuguesa tem como objectivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção, por escritores que nunca tenham publicado uma obra literária.

O concurso conta com a parceria da editora A Guerra e Paz, que passará a responsabilizar-se pela edição da obra premiada e da Câmara Municipal de Lisboa.

 A UCCLA é uma associação intermunicipal de natureza internacional, criada a 28 de Junho de 1985. Assinaram o acto de fundação, as cidades de Bissau, Lisboa, Luanda, Macau, Maputo, Praia, Rio de Janeiro e São Tomé/Água Grande.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top