Nas ações deste domingo, 03, quarto dia de campanha oficial, Jack Monteiro esteve no centro da cidade da Ribeira Grande, onde defendeu que Cabo Verde só vai ter uma “verdadeira soberania” quando tiver um Presidente da República “desaclopado” das estruturas partidárias.
“Temos um parlamento mitigado que não serve à realidade cabo-verdiana e um Governo emergido de um partido, que na sua governação gere os elementos do seu partido”, apontou Joaquim Monteiro, acusando que os elementos das outras forças políticas são “reprimidos”.
Mais tarde, já em Tarrafal de Monte Trigo, o candidato mais velho à corrida Presidencial de 2021, fez questão de garantir que, caso for eleito, vai usar a sua magistratura de influência para ajudar a população daquela localidade.
A ideia é, então, dotar os pescadores de melhores condições de trabalho, bem como garantir mais protecção dos homens do mar cabo-verdianos, pois, segundo diz, os barcos estrangeiros “estão a delapidar os nossos mares”.
Primeira visita oficial
Ainda no terreno, Joaquim Monteiro aproveitou para avançar que a sua primeira visita oficial como Presidente da República será aos Estados Unidos da América (EUA). A intenção é reunir-se com o Presidente norte-americano, Joe Biden, para pedir recursos para ajudar na “planificação de Cabo Verde”.
“O grande objectivo é negociar o montante de 10 milhões de dólares para “planificar e unir o povo de Cabo Verde”, precisou o candidato, lembrando que a maior “colónia” emigrada do país se encontra nos Estados Unidos da América, “desde do tempo da pesca da baleia”.
5º dia Paul e regresso a São Vicente
Esta segunda feira, 04, Joaquim Jaime Monteiro e a sua equipa de campanha vão estar, no período de manhã, no município do Paul e à tarde regressa à ilha de São Vicente.
Recorde-se que estas são as sétimas eleições presidenciais de Cabo Verde, desde 1991, ano em que pela primeira vez a escolha do PR passou a ser feita pelo voto directo, universal e pluralista.
A eleição para o Presidente da República que irá suceder a Jorge Carlos Fonseca, no cargo, acontece no próximo dia 17 de Outubro e concorrem sete candidatos: Fernando Rocha Delgado, Gilson Alves, José Maria Neves, Carlos Alberto Veiga, Hélio Sanches, Casimiro de Pina e Joaquim Monteiro.
C/Inforpress