O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, garantiu que o país terá, a partir do próximo ano, um Estatuto da Pessoa Idosa no sentido de proporcionar um envelhecimento ativo e inclusivo à terceira idade.
O Estatuto, segundo o ministro, garante acesso de idosos a rendimentos, à saúde, atividade física e integração dos idosos na sociedade. Isto passa também, segundo Fernando Elísio Freire, pela introdução do voluntariado como estratégia do Governo para a integração deste grupo etário.
“São pessoas que já terminaram a sua idade ativa, mas estão em condições de contribuir para a sociedade através do voluntariado. Queremos que essas pessoas, com toda a sua sabedoria e experiência, continuem ao serviço do nosso pais”, avançou à RCV, Fernando Freire.
Sabe-se que, pelo menos, três mil idosos vivem sozinhos em Cabo Verde, o que Fernando Elísio Freire considera preocupante. Contudo, o governante destaca a criação de uma rede de cuidados no sentido de prestar assistência aos idosos em todo o país.
O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social trabalha em parceria com o Ministério da Saúde a implementação do Estatuto da Pessoa Idosa, que já começa a ser divulgado e implementado, segundo Fernando Elísio Freire.