PUB

Mundo

Vulcão em La Palma: Mais explosões, mais lava, mais fumo

O Vulcão “Cumbre Vieja”, que está em erupção desde domingo, na Ilha de La Palma, nas Canárias, abriu uma nova fissura, que agravou a situação nas últimas horas deste sábado.

Os Serviços de Emergência deram ordem a dezenas de pessoas de três aldeias para abandonarem tudo. Mais explosões, mais lava e mais fumo mas, por outro lado, não foi registado nenhum sismo nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional de Espanha – citado pelo portal pt.euronews.com.

Nenhum sismo depois de, durante uma semana e meia, terem sido registados mais de mil 130 abalos de terra, já depois do Vulcão ter entrado em erupção, no domingo, 19.
A Companhia Aérea Regional interrompeu, temporariamente, os vôos, devido a uma enorme nuvem de cinzas que chegou a atingir seis mil metros de altura.

Quanto ao principal rio de lava, a velocidade diminuiu para um metro em cada hora.
A lava já destruiu quase 400 edifícios em La Palma (que acolhe 85 mil habitantes), incluindo muitas casas de primeira habitação.
Estima-se que o magma inundou 180 hectares, ou seja: o equivalente a 180 Campos de Futebol.

Numa Ilha onde se vive do terreno agrícola, teme-se que a população fique sem meio de subsistência.
Esta semana, o Chefe do Governo Espanhol, Pedro Sánchez, anunciou um Pacote de Medidas para ajudar a recuperar a Ilha de La Palma e “reconstruir” o que ficou debaixo de lava.

Lembrete

O Vulcão “Cumbre Vieja”  entrou em Erupção no passado domingo, 19, prevendo-se que dure de 15 a 90 dias. 

A última vez que “Cumbre Vieja” esteve em actividade foi em 1971.

O Arquipélago das Canárias é uma das Regiões Autónomas do Reino de Espanha. Com uma área de sete mil 447 quilómetros quadrados, fica na África e pertence à regiaão da Macaronésia, juntamente com Cabo Verde, Açores e Madeira.
A última Erupção do Vulcão do Fogo (descrita como “a erupção esquecida”, devida à pouca importância dada, na ocasião, pelos meios internacioanais),  ocorreu entre 23 de Novembro de 14 a 8 de Fevereiro de 2015, ou seja: durante 77 dias, com um índice de explosividade na Escala de 3 – a maior desde que existem semelhantes registos.

Na altura, registos avançam que o Vulcão do Fogo expeliu entre cem a 125 milhões de toneladas de lava, e, como consequência, destruíram duas povoações, terras agrícolas, várias infra-estruturas, obrigaram ao desalojamento de mais de mil pessoas e deixaram um prejuízo de 45 milhões de Euros.

PUB

PUB

PUB

To Top