PUB

Santiago

Comunidade de Safende exige linha 15 de transporte público

A comunidade do bairro de Safende, na Cidade da Praia, manifestou-se esta manhã, no largo de Cabine, pelo direito à mobilidade na cidade, exigindo que seja estabelecida uma linha de autocarros para a zona de Alto Safende.

Trata-se, segundo a Associação Amigos de Safende, de um bairro com mais de 15 mil habitantes – o sexto mais populoso do país, é caracterizado como “um bairro referência obrigatório a nível nacional por alguns maus e por muitos bons exemplos”.

A sua população, sublinha a ONG, tem tido um custo adicional de vida por falta de acesso e mobilidade, sobretudo pela ausência de uma linha de autocarro que liga o interior do bairro, Alto Safende, ao centro da cidade.

Depois da identificação da necessidade, no ano de 2019, e de articulações com a câmara municipal e com a empresa Sol Atlântico, diz a associação, foi atribuído ao bairro a linha 15, quando a cidade ainda possui linhas até o número 14.

Entretanto, ficou acordado que a mesma seria efectivada mais tarde, sendo o último prazo estabelecido até janeiro de 2020.

“Muitas trocas, reuniões e visitas, dentro e fora do bairro, levou a que em fevereiro de 2021 fossem inclusive feitos alguns trabalhos de colocação de sinais verticais de paragens no itinerário e aventado 28 de abril como abertura da linha 15: Alto Safende/centro da cidade”, garante a mesma fonte.

“Passou 28 de abril de 2021 sem termos esta realidade”, lamenta, acrescentando que, na semana de 20 de setembro, assistiu, “com espanto”, que afinal a linha 15 vai ser atribuída a um outro itinerário.

É neste sentido que a organização procedeu hoje com uma manifestação pacífica, exigindo a devolução e implementação da linha 15 no bairro. Segundo a organização, a adesão foi muito satisfatória, apesar do horário estabelecido (7h30).

PUB

PUB

PUB

To Top