A deputada do MPD, eleita pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, Isa Rodrigues, classifica as declarações do PAICV, sobre a transferências de alunos das escolas do ensino básico de Veneza e Cambodjani, para as comunidades de Ribeirão Chiqueiro e Fontes Almeidas, respectivamente, como sendo “populistas” e “irresponsáveis”.
Segundo Isa Rodrigues, a escola de Veneza dispõe de apenas quatro alunos e a da localidade de Cambodjani sete, pelo que não justifica a abertura de turmas apenas com estes alunos.
Rodrigues reconhece que não é impossível trabalhar nestas condições, mas que para o Ministério da Educação (ME), mais do que ter educação, é preciso educação de qualidade.
“Acredito que não há nenhum encarregado da educação, que gostaria de ver o seu filho sozinho a assistir às aulas de manhã ao meio-dia, numa turma monótona e sem dinâmica nenhuma”, disse.
Prosseguindo que, “diante destas situações, o ME, através da delegação local, apresentou soluções credíveis e já estão a ser efetivadas, e os pais estão extremamente contentes”, afirma Isa Rodrigues que ainda avança que devido a parceria existente entre a Ficase, o Ministério da Educação e a autarquia de São Domingos esses alunos são transportados diariamente para os seus novos locais de ensino.
Deste modo, classifica as declarações do Deputado do PAICV eleito para o círculo de Santiago Sul, Rui Semedo, de “populistas” e “irresponsáveis”.
“Ontem, infelizmente, vimos um PAICV desnorteado, igual a si mesmo, sem agenda nenhuma, tentando fazer política de forma muito populista e irresponsável, usando o bom nome das gentes humildes das localidades de Veneza e Cambodjani no concelho de São Domingos”.
Recorde-se que o PAIVC insurgiu-se contra o encerramento das referidas escolas, alegando o facto de crianças pequenas serem obrigadas a estudar longe das suas comunidades, com a agravante de as estradas estarem em péssimas condições, não garantindo segurança.
C/Inforpress