O Deputado Nacional do PAICV pelo círculo de Santiago Sul, Manuel Brito, considera “desumano” o encerramento das escolas primárias nas localidade de Veneza e Cambodjani, no município de São Domingos.
As crianças que antes frequentavam as escolas primárias na localidade de Veneza foram transferidas para as escolas de Ribeirão Chiqueiro, e aquelas que frequentavam o ensino em Cambodjani, para Fontes Almeida.
Perante esta situação, o deputado do PAICV, Manuel Brito considera haver “um desespero total de pais e encarregados de educação, que não querem que os seus filhos, que são crianças de seis, sete e oito anos, tenham que se deslocar para estudar numa outra escola fora da comunidade. Neste momento, a maior reivindicação dos pais tem a ver com a reabertura das escolas”.
Essa fonte explica ainda que os pais afirmam que “o Ministério de Educação, através da sua delegação, justificou que o funcionamento dessas escolas se tem revelado insustentável, financeiramente, porque o número de alunos é inferior”.
Nesse contexto, apelam ao Ministério que revejam a situação, uma vez que existem alunos que ainda não puderam assistir às aulas, desde o arranque do ano letivo.
Com estas mudanças, aponta ainda o facto das crianças ficarem exaustas devido ao percurso que têm de fazer, diariamente, de modo que chegam atrasadas e há um risco de segurança devido às péssimas condições das estradas.
Perante esta situação, Brito afirma que exige que o Governo reabra as escolas, para que cada aluno possa estudar na sua comunidade e com mais dignidade.
C/Inforpress