O jovem natural da ilha do Sal, Ailton Lima, foi o vencedor do II Campeonato Nacional de Natação, em águas abertas, realizado ontem, sábado, 18, na Praia de Santa Maria. Com o título o jovem vai agora representar Cabo Verde nas competições internacionais.
Durante a prova, na distância de cinco quilómetros, Ailton Lima fez um tempo de uma hora, 31 minutos e 51 segundos, conquistando assim o título de campeão nacional de natação em águas abertas.
O jovem que estava a competir pela ilha do sal, representando a escola Raia disse que a disputa foi dura mas que a vitória lhe deixou muito feliz e satisfeito.
“Na segunda e terceira volta comecei a escassear, mas depois senti algo dentro de mim de que podia fazer mais. Foi assim que veio a força que me fez conseguir. Estou muito feliz e satisfeito com o resultado que consegui”, avançou à RCV.
Para este nadador, a preparação foi boa, muito intensa, tendo um treinador espanhol que lhe preparou muito bem, a quem deve um “muito obrigado”.
Depois de ganho este título, Ailton vai agora preparar-se para representar Cabo Verde em competições internacionais de Natação.
“Agora é continuar a trabalhar para melhores resultados nas próximas competições. Tenho que me preparar para Gana onde irei dar o máximo de mim para representar o meu país da melhor forma”.
“Tenho que me preparar para os Jogos Africanos de Praia e o campeonato do mundo, onde irei dar o máximo de mim para representar o meu país da melhor forma”, sublinha.
2º E 3º classificados
De entre outros títulos, Francisco Andrade de Santiago Norte conquistou a segunda classificação com um tempo de 1 hora, 34 minutos e 9 segundos. O terceiro lugar foi para Stiven Lima com uma hora, 24 minutos e 22 segundos.
Ao todo foram 19 competidores que para o secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), Enrique Alhinho, fizeram uma excelente prova.
“Tínhamos ideia de algumas pessoas que podiam ficar para frente e foi basicamente isso. Tivemos uma ou outra surpresa pela negativa. Achávamos que conseguiriam acompanhar a parte de frente mas, de uma forma geral, foi uma competição muito renhida. Houve apenas cinco nadadores que estiveram à frente durante a prova inteira”, explicou.
Os 19 competidores representaram as ilhas do Sal, Boavista, São Vicente e Santiago (Norte e Sul).