Centenas de praenses testemunharam no final da tarde desta sexta-feira,16, a inauguração do espaço comercial Praça Center, no Palmarejo. O edifício do Grupo Khym Negoce tem capacidade para albergar 52 lojas e 221 estacionamentos, sendo 120 subterrâneas e 101 no exterior, para além de áreas verdes, praça e parque infantil. O investimento custou cerca de 500 mil contos.
A cidade da Praia, mais concretamente a zona do Palmarejo, ganhou hoje, mais um empreendimento, um centro comercial dividido em dois blocos.
Segundo os promotores, os dois edifícios foram denominados de “Morna” e “Coladeira”, respectivamente, em homenagem aos dois géneros musicais cabo-verdianos, tendo em conta que será uma praça também de actividades culturais.
Praça Center, na antiga praça do Palmarejo, é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal da Praia e o Grupo Khym Negoce e tem capacidade para albergar 52 lojas e 221 estacionamentos, sendo 120 subterrâneas e 101 no exterior, para além de áreas verdes, assentos nos arredores e um parque infantil.
O empreendimento, orçado em cerca de 500 mil contos deixou o Grupo Khym Negoce “satisfeito e orgulhoso”, pois, este é um espaço para servir a comunidade.
“Estou muito contente e orgulhoso deste projeto útil para os moradores do Palmarejo, uma praça com tudo o que precisam”, disse o presidente do Grupo Khym Negoce, Kamal Hojige, na cerimónia de inauguração.
Para Kamal Hojige, o Praça Center não é um investimento para “ganhar dinheiro”, mas sim um projecto também social com rendimentos a longo prazo.
“Temos 30 anos neste país e temos contribuído para o desenvolvimento de Cabo Verde, neste caso em concreto, para a Cidade da Praia. Não estamos aqui somente pelo dinheiro mas também para ajudar a população, fazendo algo de útil, que precisam”, disse o fundador do Khym Negoce em Cabo Verde, salientando que o grupo tem outros projectos semelhantes, nomeadamente a construção da “Praça dos Namorados”, em Assomada, Santa Catarina. “Mais simples, mas também agradável com piscina pública para a população”, avançou.
“Um presente para a Praia”- Francisco Carvalho
Apesar da parceria incumbida com a então equipa camarária do presidente Óscar Santos, (que também esteve presente no acto da inauguração), o actual presidente da CMP, Francisco Tavares salientou que quem deve ganhar com este empreendimento é a Praia e os praiienses.
“É um sentimento muito positivo porque somos todos convidados a viver o presente. Este é o presente, um presente para a Cidade da Praia, então devemos caminhar juntos e tirar o melhor proveito possível. Juntos, o sector público e o privado, vamos construir a Praia e Cabo Verde dos nossos sonhos”.
Questionado sobre a sua posição na polêmica da construção ou nao deste empreendimento, o actual presidente da CMP respondeu:”É uma grande possibilidade de ceder espaços a privados mas devemos fazer isso juntos, com equilíbrio e defendendo sempre o interesse de todos”, sustentou garantindo continuidade de trabalhos com empresários em prol do desenvolvimento da Capital.
Francisco Carvalho diz que o mais importante neste momento é ver quem ganhou com a obra, considerando que foi a Praia e os praienses – “Os presidentes das Câmaras Municipais vêm e vão. As obras ficam e tratam-se de heranças do município e para os munícipes e visitantes”.
“Uma nova centralidade para cidade da Praia e Cabo Verde” – UCS
Já para o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva que, junto com Francisco Carvalho, presidiu à cerimónia de inauguração, o Praça Center é a nova centralidade da Praia, assim, como também, “um bom investimento para Cabo Verde”.
“Sabemos da dificuldade que o Kamal teve em tornar este empreendimento uma realidade, mas o que ele entrega à cidade da Praia é muito bom. Todos estamos lembrando de como era este espaço, com baixa qualidade e, hoje, com muita qualidade, com serviços diversos que vão servir a cidade da Praia, que serve também de referência a Cabo Verde”, avançou enaltecendo o “casamento” entre o sector público e privado.
Também sobre a polémica UCS diz que “hoje, pelos resultados, ninguém mais contesta este empreendimento”.
No entanto, reconhece que, “de facto, a cidade da Praia ficou com poucos espaços para ter um pulmão verde”.
” Mas, há que se ajustar à medida das possibilidades”, perspectivou.
O chefe do Governo é da opinião de que a concessão de espaços públicos para investimentos privados é da competência das autarquias, mas que a política entre os concelhos deve ser a mesma: “criar empreendimento que criam riquezas e que depois, devolvem à cidade qualidade”, termina.
Homenagem, bênção e fogos
A cerimónia de inauguração iniciou por volta das 19h30 desta sexta-feira,17, com a `’revelação” das duas placas na entrada, uma delas em homenagem ao apreendedor, o responsável do grupo Khym Negoce, Kamal Hojige.
De seguida a “Praça Center” foi “abençoada” pelo pároco do Palmarejo, João Augusto Martins.
O evento contou também com momentos culturais, ao som da Morna, do funaná e do batuque, os géneros mais populares da ilha de Santiago.
Assim, centenas de praienses testemunharam, junto com várias personalidades de diferentes cores partidárias, o acto da inauguração do Praça Center, em Palmarejo. No final da inauguração, os praienses foram surpreendidos com cerca de 15 minutos de fogos de artifício, anunciando a chegada de mais este espaço de lazer, mas também de negócios.