A informação é avançada pelo edil Isaías Varela, após um encontro que teve, esta quinta-feira,16, com a Secretária de Estado da Inclusão, Lídia Lima. Para além do Centro de Dia, para acolhimento de idosos, ficou definido ainda a reabilitação do centro comunitário, assim como de um jardim infantil.
De acordo com o edil, Isaías Varela, neste encontro discutiu-se alguns projetos ligados aos jardins infantis, idosos e pessoas com necessidades especiais, áreas que, segundo conta “a autarquia quer implementar projetos porque existe a necessidade de dar resposta a estes públicos alvos”.
Esse responsável avança ainda que já existe “um compromisso efetivo com o Ministro, assim como com a Secretária de Estado da Inclusão, no sentido de efetivarmos um centro de dia para idosos”.
Varela garante que já existe um espaço disponível para o Centro de Dia, e que este vai ser reabilitado, de modo que o Centro vai ser “uma realidade em breve”.
Compromissos assumidos
A Secretária de Estado para a Inclusão, Lídia Lima, diz que o propósito desta visita foi reforçar a proximidade entre os poderes central e local, em matéria de inclusão social.
Lídia Lima afirma que esta proximidade tem vindo a acontecer, desde o Governo anterior, “porque se entende que, juntos, o poder local e central, podem implementar verdadeiramente projetos sociais que estejam alinhados com os objetivos estratégicos de desenvolvimento estratégico e que, realmente, consigam responder às necessidades reais das populações”.
Considera ainda que em São Domingos já se desenvolveu projetos em áreas da infância, deficiência e terceira idade, e que existe um compromisso assumido para construção de um centro de dia para idosos, e reabilitação do centro comunitário.
Para além do Centro de Dia para os idosos outros compromissos foram assumidos.
“Acordamos, também, que vamos criar um centro para acolhimento, e atendimento de crianças com vulnerabilidade especiais, nomeadamente na área de paralisia cerebral”.