O PAICV (oposição) afirma que as pessoas em São Domingos estão desesperadas e com medo de sair de casa devido ao aumento da criminalidade, tendo exigido do Governo medidas “ajustadas” e “acertadas” para pôr fim a esta situação.
Em conferência de imprensa, hoje na na cidade da Praia, o PAICV manifestou a sua preocupação relativamente ao “aumento substancial do índice de insegurança” no município de São Domingos.
Segundo o deputado nacional do partido “tambarina”, por Santiago Sul, Manuel Brito, a questão da segurança no país tem sido trazida com muita frequência para a agenda pública, uma vez que as medidas apresentadas pelo Governo para garantir este “bem essencial à população não têm sortido os efeitos desejados, revelando-se ineficazes”.
Agravado
“De dezembro de 2020 a presente data, a situação no município de São Domingos tem sido dramática, com assaltos à mão armada nas ruas, nas habitações e estabelecimentos comercias, deixando um número significativo de vítimas, famílias e cidadãos, que lutam diariamente para o seu pão de cada dia, e por isso estão indignados e intranquilos perante esta situação”, denunciou.
O partido exige que o Executivo tome medidas “vigorosas” para pôr cobro ao aumento substancial do índice de insegurança no referido município.
Neste sentido, o PAICV exige uma melhor estruturação, articulação e montagem de um sistema eficiente e eficaz de segurança em São Domingos, com presença policial robusta nas ruas e disponibilização de meios de mobilidade para pronta atuação.
Manuel Brito destacou, ainda, a importância da cooperação e a complementaridade entre as instituições paraoa “tranquilidade” das pessoas e para um ambiente propício a mais investimentos no município.
“Neste sentido, é urgente a normalização e estabilização do ambiente neste concelho, que é considerado por todos um lugar de paz e sossego”, acrescentou.
O PAICV diz reconhecer a gravidade da situação de insegurança no município, e no país, e que é necessária a coragem para se tomar medidas adequadas para o bem comum.
A Nação