O Centro Cultural Português (CCP) acolhe esta sexta-feira, 17, às 16h, o espectáculo “De cá para lá”, pelo Teatro Plage (Portugal), destinado a crianças de entidades convidadas, nomeadamente ACRIDES, Centro Intervenção Comunitária Bairro do Brasil e Espaço Safende, e no dia 18, sábado, às 17h, recebe o espectáculo “Mar d’nos Vida” pela Morabeza Teatro (Mindelo).
“Duas crianças vão à praia e são confrontadas com uma tartaruguinha perdida e o mar cheio de lixo… O que fazer? Às voltas com as suas brincadeiras inocentes tentam resolver esses problemas e tentam encontrar soluções, para que todos possam contribuir e ajudar nesse desafio que decidem encarar”, lê-se na sinopse da peça que se estreou no Mindelo, no CCM e será apresentada no sábado, no CCP, na Praia.
A acontecer no Mindelo desde o dia 14, esta edição da Motim apresenta também “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá – Uma história de amor”, encenado pelos alunos do curso de teatro no CCPM, ainda tem em cartaz a peça “Virguleto, o Trapalhão”, encenado pelo grupo de teatro dos Selesianos.
Além dos espectáculos de teatro infantil, a Motim promove pinturas faciais, animações, jogos tradicionais e muito mais para divertir todo o público.
Motim foi inspirada no Mindelact, um evento de teatro que reúne grupos nacionais e internacionais e traz, todos os anos, artistas de vários países.
Conforme a directora artística da ALAIM, Janaína Alves, a Motim serve para estimular os grupos locais a fazerem espetáculos voltados para um público jovem, porque a população cabo-verdiana é formada maioritariamente por essa faixa etária.
Motim é um projecto desenvolvido pelo grupo Pará Moss, com a produção da Academia Livres de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), e conta com apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e da Cooperação Portuguesa.