O Partido Trabalhista venceu as Eleições Legislativas na Noruega. A vitória da Oposição atira para segundo plano o Partido que estava no Governo há oito anos.
O Partido Conservador de Erna Solberg, a actual Primeira-Ministra daquele País Europeu – escreve pt.euronews.com -, foi derrotado, com grande vantagem, pelo Partido Trabalhista, de Jonas Gahr Støre.
Com 99 por cento (%) dos votos contados, o Partido de Centro-Esquerda deve eleger 48 assentos parlamentares, em 169.
Jonas Gahr Støre, líder do Partido Trabalhista, no discurso de vitória, disse que o País “deixou claro que o Povo deseja uma Sociedade mais justa”.
O Partido Conservador conseguiu pouco mais de 20%.
A actual Primeira-Ministra, Erna Solberg, já admitiu a derrota. Conhecida como “Iron Erna”, cortou impostos e fez expandir a exploração de petróleo da Noruega. A Campanha destas Legislativas centrava-se em tornar o País “no maior exportador da Europa Ocidental”.
Já o Partido Trabalhista fez uma Campanha centrada no Meio Ambiente. Venceu e, agora, precisa de maioria para governar, ou seja: 88 assentos. Os resultados ainda não estão fechados, mas, até agora, os partidos de Esquerda já têm Maioria do Parlamento, com 89 deputados eleitos.
A Suécia já deu os parabéns à vitória do Partido Trabalhista nas Eleições.
No “Twitter”, o Gabinete do Primeiro-Ministro Sueco escreveu que a Noruega “é um dos Países com os quais nós, na Suécia, mais temos em comum e temos muito a ganhar com um estreita Cooperação, para criar sociedades fortes, que assumem a responsabilidade pelo Clima.”