Vladimir Fonseca, de São Nicolau, sagrou-se, este domingo (12), vencedor da primeira edição do campeonato nacional de ciclismo. Já Nélio Cruz, de São Vicente, venceu a última etapa, a prova de ontem, de 50 kms, entre Cidade Velha/São Domingos.
Chegou ao fim a 1ª Edição do campeonato nacional de ciclismo, promovido pela Federação da modalidade. Entre vencedores e vencidos, ficou o espírito de que a competição deve ser para continuir e com ainda uma “melhor organização”.
A medalha principal foi para Vladimir Fonseca que tornou-se, neste fim-de-semana, campeão de Cabo Verde em ciclismo.
Oriundo de São Nicolau, Fonseca começou por vencer o contra relógio do Estádio Nacional- Aeroporto Nelson Mandela – Estádio Nacional, realizado sexta-feira (10), com o tempo de 23min12s.
Já na etapa nacional de linha Cidade Velha/São Domingos, de 50 km, realizada neste domingo (12), Vladimir Fonseca terminou na quarta posição, prova ganha por Nélio Cruz, 19 anos de São Vicente, com o tempo de 1h22min55, apontado como uma jovem promessa do ciclismo nacional.
Prémios
Assim sendo, apesar de só ter ganho uma das etapas deste fim de semana, o somatório dos dois dias de competição permitiu ao ciclista de São Nicolau terminar na liderança da classificação geral do campeonato nacional, consagrando-se campeão do primeiro campeonato nacional de ciclismo.
A classificação geral ficou completa com Patrick da Veiga (Santiago Sul) como vice-campeão nacional, e Nolito Miranda (Santo Antão) como o terceiro classificado.
Ao vencedor foi atribuído um prémio monetário de 40.000 escudos, troféus e medalhas, sendo que a organização atribuiu 30, 25, 20, 15, 10 e cinco mil escudos aos ciclistas classificados entre segundo e sétimo lugares, respectivamente.
O campeonato nacional de ciclismo decorreu durante este fim-de-semana, em Santiago, com a participação de 23 ciclistas de todas as regiões desportivas do país, à exceção da Brava e do Maio.
A propósito da não participação da região desportiva da ilha do Maio no campeonato, a Federação Cabo-verdiana de Ciclismo já esclareceu que o atleta foi impedido de viajar para a ilha de Santiago por falta de apresentação do teste à covid-19.