O Ministro do Mar, Paulo Veiga, inicia este sábado,11, uma visita de quatro dias à Guiné-Bissau. O propósito da deslocação é consolidar as relações bilaterais de cooperação entre os dois países, no âmbito da gestão portuária e transporte marítimo.
Segundo nota enviada à imprensa pelo Ministério do Mar, o ministro da tutela, Paulo Veiga, por indigitação do Governo de Cabo Verde, realiza, a partir deste sábado, 11, até dia 14, uma visita à Guiné-Bissau, tendo em vista o fortalecer das ligações de cooperação entre os dois países.
Além do ministro do Mar, a comitiva cabo-verdiana será composta por técnicos da Empresa de Administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor), do Instituto Marítimo e Portuário (IMP) e da Associação Cabo-verdiana dos Armadores da Marinha Mercante (ACAMM).
Na sua agenda, a delegação nacional tem prevista uma visita para o conhecimento do funcionamento das infraestruturas portuárias daquele país lusófono.
Serão ainda realizados encontros de trabalho entre as instituições congéneres com o objetivo de estabelecer parcerias no setor, “bem como a partilha de conhecimentos”.
Conforme a mesma fonte, durante a sua estadia naquele país, Paulo Veiga, fará uma visita de cortesia ao Chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, e irá encontrar-se com diversas entidades governamentais. Nomeadamente o Primeiro-Ministro, o Ministro do Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo e o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, com enfoque no setor marítimo e portuário.
A visita de Paulo Veiga surge no seguimento da visita oficial realizada, no passado mês de julho, pelo Presidente da República da Guiné-Bissau a Cabo Verde. Na altura, o governo guineense demonstrou interesse em adotar as estratégias aplicadas em Cabo Verde no âmbito da gestão portuária e transporte marítimo.