A Diretora Nacional da Educação defende a necessidade de Cabo Verde apostar na implementação das ofertas formativas e na inserção efetiva dos jovens e adultos do programa de alfabetização no mercado de trabalho.
A propósito do Dia Internacional da Alfabetização, que se celebra hoje, 8, Eleonora Sousa aponta a revisão dos programas e dos planos de estudo, como principal desafio do processo da educação de jovens e adultos, realçando que a implementação da dupla certificação permite aos alunos saírem com formação académica e formação profissional, para a inserção no mercado de trabalho.
A responsável avança que o Ministério da Educação promove um leque de atividades para assinalar o Dia Internacional da Alfabetização com destaque para a realização de um ‘webinar’, sobre o processo de alfabetização e os desafios para o novo contexto.
O webinar, de acordo com a mesma fonte, serve para responder aos desafios impostos pela covid-19 e sensibilizar sobre a necessidade de se apostar na alfabetização de jovens e adultos, sem deixar ninguém para trás, evitando assim a exclusão de uma parte da população.
Além da webinar, adiantou, será realizado o lançamento da reedição do curso de Espanhol Comunicate 1, a entrega dos certificados dos cursos de “Manipulação de Alimentos e de Mudanças Climáticas e Uso Eficiente da Água”, bem como a exposição dos materiais e trabalhos realizados pela equipa de educação de jovens e adultos.
Quanto à taxa da alfabetização, a diretora nacional da educação adiantou que não houve atualização, e que, de acordo com os dados do INE, Cabo Verde tem uma taxa de 87%, tendo, no entanto, realçado que o país tem de focar nas ofertas formativas, nomeadamente as formações socioprofissionais, que, no seu entender, irão complementar a conclusão do ensino académico.
O Dia Mundial da Alfabetização é celebrado a 8 de Setembro e este ano tem como o lema “Alfabetização para uma recuperação centrada no ser humano: Reduzir a fratura digital com especial enfoque na alfabetização de jovens e adultos”.
Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.
C/RCV