A Cidade Velha, no município da Ribeira Grande de Santiago, comemorou esta quarta-feira,8, o Dia da Solidariedade das Cidades Património da Humanidade, uma efeméride para reforçar a importância da valorização e promoção do estatuto de património da humanidade.
Para assinalar a data, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, em parceria com entidades públicas e privadas, realiza no mesmo dia um conjunto de actividades com destaque para uma reflexão sobre os “Desafios da Gestão de Cidade Velha, Património Mundial, no contexto da pandemia”.
Ainda para comemorar, Fortaleza Real de São Filipe recebeu um evento cultural com música ao vivo, dança, desfile de moda e exposição de artesanato.
A parte cultural antecede os discursos oficiais alusivos à data, num evento que vai contar com a presença do Ministro da Cultura, Abraão Vicente, Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, entre outras personalidades nacionais e municipais.
Efeméride
De realçar que o Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial foi instituído pela Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) que desde 1993 tem desafiado as cidades membro a assinalarem a data da forma que entenderem mais adequada.
A OCPM agrupa, atualmente, cerca de 300 cidades que têm no seu território locais inscritos pela UNESCO na Lista do Património Mundial.
Foi a 26 de junho de 2009, que a Cidade Velha, no concelho de Ribeira Grande de Santiago, reconhecida como o berço da nação cabo-verdiana, foi elevada à categoria de Cidade Património da Humanidade pela UNESCO.