O Japão vai atribuir 253 milhões de escudos a Cabo Verde para apoiar o Programa Nacional de Telemedicina. O acordo para a atribuição do montante, será assinado amanhã, 08, numa cerimónia, na Praia, em videoconferência.
Este apoio japonês, que envolve o fornecimento de equipamentos e formação para capacitar os funcionários do Ministério da Saúde na sua utilização, permitirá uma melhoria acentuada de prestação de serviços no sector da telemedicina a nível nacional.
Conforme nota de imprensa, objetivo deste programa com o Japão, segundo a mesma fonte, será o de consolidar e reforçar a rede já existente do Serviço Nacional de Telemedicina e e-Saúde que coordena todas as atividades de telemedicina no país com 14 postos conectados entre si, adicionando mais 21 postos de telemedicina. O mesmo vai permitir ainda que todos os centros de saúde possam fazer parte da rede nacional, aumentando a oferta de serviços.
A cerimónia por videoconferência terá lugar amanhã pelas 09h45, no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional.
A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryam Vieira, presidirá o ato de assinatura do acordo entre o Embaixador do Japão, residente em Dakar, Arai Tatsuo, e do Embaixador de Cabo Verde em Dakar, Inácio Felino Carvalho.