De Agosto até este domingo último, o país registou cerca de 1800 casos novos da covid-19. Destes, cerca de 400 já tinham tomado a vacina e 1400 não. Ou seja, cerca de 80% não estava vacinado com nenhuma dose. Face ao aumento de casos, o director nacional da saúde Jorge Barreto apela à vacinação e às pessoas para não relaxarem no cumprimento das medidas sanitárias, até porque, como diz, a vacina “não previne totalmente a doença”, “evita complicações”.
Os dados foram avançados este domingo pelo Director Nacional da Saúde, Jorge Barreto, em entrevista à TCV. segundo a mesma fonte, o aumento de casos registados nos últimos dias no país pode estar ligado à presença da variante Delta no arquipélago.
“Desde Agosto, até agora, já tivemos cerca de 1800 casos novos identificados. Destes, 1400 não estavam vacinados. Por aí conseguimos ver que quem está vacinado tem alguma vantagem”, explicou o DNS.
Outro exemplo apontado pela mesma fonte é a taxa de internamento actual.
“Neste momento, temos cerca de 28 pessoas internadas e não há ninguém com duas doses de vacina. Temos cinco pessoas que tomaram a primeira dose, mas foi recentemente”, garantiu.
Jorge Barreto reforçou ainda que “as vacinas utilizadas em Cabo Verde são seguras e eficazes” e disse que ainda não foi detectado nenhum problema com os lotes.
Vacina não deve ser sinónimo de desleixo
Face a situações de aglomeração e incumprimentos, o responsável alerta que as pessoas não devem descuidar das medidas de prevenção, por estarem já vacinadas.