A seleção nacional perdeu com o Senegal, por 86-73, falhando assim a conquista do terceiro lugar no campeonato africano de basquetebol que se disputa no Ruanda.
A seleção nacional acaba de perder o encontro de disputa da medalha de bronze com a sua congénere do Senegal, 86 -79, em jogo disputado na Arena de Kigali, no Ruanda.
O Senegal foi superior à turma nacional, durante quase todo o encontro, ao vencerem os quatro períodos com os parciais de 21 -18 no primeiro, 23-21 no segundo, 17-13 no terceiro e 25-21 no derradeiro período.
Edy Tavares, mais uma vez, esteve em evidência no ataque e na defesa nacional. O gigante do mais fez novo duplo-duplo ao marcar 18 pontos, os quais somou 14 ressaltos e uma assistência.
Joel Almeida com 17 pontos e Jeffrey Xavier com 8 pontos e 9 assistências foram os melhores do lado cabo-verdiano, mas insuficientes para levar de vencidos os senegaleses.
Assim sendo, chego ao fim a aventura dos comandados de Mané Trovoada que por pouco não igualaram o feito de 2007, quando a seleção nacional conquistou o terceiro posto do basquete continental.
A final do Afrobasket’2021 joga-se daqui a pouco, às 14h00, num encontro que coloca frente a frente as seleções da Tunísia, detentora do título, e da Costa do Marfim.
À seleção nacional resta agora apontar as baterias para a qualificação do Campeonato do Mundo de basquetebol de 2023 que arranca já em novembro.
Recorde-se que Cabo Verde está inserido no Grupo A da qualificação africana com o Mali, o Uganda e a Nigéria.