Cabo Verde continua como membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), após ver seu segundo mandato renovado para o período 2022-2025.
A renovação do mandato de Cabo Verde é um dos resultados da Comissão Regional da OMT para a África, realizada na ilha Sal.
De acordo com Carlos Santos, ministro do Turismo e Transportes, a decisão será apresentada na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas para o Turismo, a ser realizada, ainda este ano, em Marraquexe (Marrocos).
“Cabo Verde viu renovado o seu mandato para os próximos quatros anos, no Conselho Executivo. Para nós, é um bom resultado, porque significa que o País continua a dar o seu contributo nesse grande Organismo, que trata do Turismo, que é o principal Sector deste Arquipélago e que representa quase um quinto daquilo que é o nosso Produto Interno Bruto”, sustenta Carlos Santos.
O Conselho Executivo, Órgão Director da OMT, tem por principal missão assegurar o acompanhamento e a realização das acções empreendidas por esta Organização virada para o Turismo, fixar as orientações gerais, seguir a execução do Programa Bianual de Trabalho e controlar o Quadro Orçamental. É composto por 30 membros.
Além de fazer parte do Conselho Executivo, desde 2018, Cabo Verde, que é membro da OMT, desde 2001, pertence, também, à Mesa de Assembleia-Geral desse Organismo.