A Câmara Municipal do Porto Novo destaca aquilo que considera de “boa governação” e ganhos na economia local, nomeadamente nos setores da pesca, agricultura, turismo e pecuária. Hoje esse município celebra 59 anos da sua elevação.
No que diz respeito à agricultura e pecuária, o vereador Valter Silva diz que a autarquia tem trabalhado com “diversas” associações de agricultores, financiando pequenos projetos e investindo na ampliação da rede de agricultura do município.
Segundo dados, mais de 250 agricultores foram apoiados, nos últimos tempos, com parcelas de terrenos, complementados com redes de adução de água, furos e painéis solares.
Na pecuária, segundo Valter Silva tem-se apoiado os produtores na aquisição de água para os animais e distribuição de ração. O município dispõe de cerca de 25 mil cabeças de cabras e uma marca de queijo “com potencial” de comercialização nos mercados turísticos.
Já agora, no turismo local, conforme explica o vereador responsável, a CMPN tem trabalhado com promotores nas atividades de alojamento, restauração e de lazer e destaca o projeto “Rota das Aldeias Rurais” de 18 mil contos.
Pescas
Investimentos no setor das pescas também são destacados pela edilidade. Valter Silva diz que tem-se apoiado os pescadores na melhoria das embarcações, distribuição de motores e equipamentos de navegação.
Este vereador fala ainda em projetos “muito concretos” para a pesca como a construção do cais de pesca, requalificação das zonas balneares, formação de pescadores, construção de uma cadeia de frio e do mercado de peixe da cidade.
Por fim, Valter Silva destaca que a edilidade criou 207 empregos no período de pandemia, através de um projeto de quatro mil contos que, segundo Silva, permitiu financiar 33 microprojetos e reforço de 56 já existentes.
“Tudo isso permitiu gerar cerca de 207 empregos e sua proteção no período pandémico”, pontua o vereador, observando que as ações estiveram ligadas a agricultura, pecuária, pesca, turismo, artesanato, entre outros setores.
Porto Novo celebra hoje 59 ano da sua elevação à categoria de município.