A seleção cabo-verdiana sénior masculina segue para as meias-finais do campeonato africano da modalidade depois do triunfo, desta tarde, por 79–71 sobre o Uganda.
Cabo Verde soma e segue no Afrobasket, desta vez diante da seleção do Uganda. A turma nacional começou melhor o primeiro período, o qual venceu com os parciais de 24–20.
No segundo quarto do jogo, a formação de Mané Trovoada continuou com o registo de acerto e de concentração e chegou ao intervalo a vencer os ugandeses por 43–35, na Arena de Kigali.
No regresso dos balneários o Uganda ainda tentou esboçar uma reação, principalmente com o seu melhor jogador em campo, Ishmail Wainright. Ainda assim a turma nacional terminou o terceiro período na frente do marcador com uma vantagem de dez pontos, 61–51.
No quarto e último período, o Uganda entrou melhor que Cabo Verde no jogo, com uma partida muito disputada e de muita luta entre as duas equipas.
No final o resultado acabou por sorrir aos cabo-verdianos, que venceram os ugandeses por 79–71 e garantiram a passagem às meias-finais, onde encaram a Tunísia.
Edy Tavares, uma vez mais, esteve em destaque ao fazer novo duplo-duplo, ao apontar 23 pontos, 15 ressaltos e 4 assistências.
Ainda do lado nacional estiveram em evidência Jeffrey Xavier com 16 pontos, 9 ressaltos, 8 assistências, e Joel Almeida que somou 17 pontos, 7 ressaltos e 5 assistências.
Assim sendo, Cabo Verde voltará a entrar em cena no campeonato africano de basquetebol já no próximo sábado (4), às 11h00, para defrontar a Tunísia, na primeira meia-final da prova.
No mesmo dia, às 14h00 joga-se a outra meia-final que coloca frente a frente as seleções da Costa do Marfim e Senegal.