O presidente do Conselho de Administração da ENAPOR, Alcidio Lopes, garantiu hoje que a empresa está a trabalhar na retoma da época dos cruzeiros, e estima que os primeiros navios cheguem em Outubro ao país.
Alcidio Lopes garante que os protocolos sanitários serão observados rigorosamente.
“Nós vamos ter, em Outubro, mais de 10 escalas de navios das Canárias e da Europa, vamos ter pelo menos quatro escalas de um dos grandes navios do grupo TUI e vão prolongar até março de 2022, conforme o itinerário que já nos foi avançado. De realçar que Cabo Verde tem adotado os protocolos a nível do combate à pandemia que são aplicados a nível global, portanto vamos ser rigorosos”, faz saber.
O responsável pela empresa que gere os portos de Cabo Verde revela também que vai ser retomado, em breve, o dossiê de concessão dos portos, suspenso devido à pandemia.
A Enapor, comemora hoje, 1 de Setembro, o seu 39º aniversário e este será assinalado com uma mesa redonda, no Mindelo, para debater o futuro da atividade portuária.
O evento que tem como lema “Portos de Cabo Verde numa perspectiva futura” tem por objectivo, segundo informações da empresa, criar um debate em torno da atividade marítima e portuária, em contexto de pós-pandemia, abordando os desafios da digitalização do sector e da sua integração na economia azul.
A mesa redonda, realizada em formato presencial e ‘online’, aborda três painéis, sendo estes “A retoma da economia do sector marítimo e portuário no contexto pós-pandemia”, “Economia azul: sustentabilidade versus ambiente” e “Porto digital: desafios e oportunidades”.
A abertura do evento, que aconteceu no Salão de conferências da Câmara de Comércio do Barlavento, foi presidida pelo ministro do Mar, Paulo Veiga.
C/RCV