PUB

Política

Cadernos eleitorais disponíveis em formato digital nas presidênciais de Outubro

A ministra da Justiça, Joana Rosa, garantiu hoje que os cadernos eleitorais serão digitais já nas próximas eleições presidenciais de 17 de Outubro.

Conforme Joana Rosa, há várias novidades para este ano.

“Entre as novidades vamos ter os cadernos eleitorais desmaterializados, isso significa que, após as eleições, vamos saber que faixa etária dos eleitores é que foram às urnas, vamos poder, já na noite eleitoral, ter já elementos em relação aos que foram votar e os que não foram votar”, afirmou.

A ministra da Justiça informou ainda que, das legislativas até esta parte, houve um “número significativo” de novos inscritos.

“No país, tivemos 7.918 inscritos e na Diáspora tivemos 5.086 inscritos. Num curto espaço de tempo, ter-se um número significativo de eleitores inscritos, já diz que os cabo-verdianos estão a interessar-se muito pelo processo eleitoral. Vamos agora criar as condições para que no dia 17 de Outubro os cabo-verdianos possam, na verdade, ir às urnas e votar”, adiantou.

No que diz respeito ao auxílio financeiro à Comunicação Social pública para cobrir as presidênciais, Joana Rosa respondeu que esta é uma questão que tem de ser vista, acrescentando que há despesas que têm que ser feitas e que a informação jornalística deve estar dentro daquilo que é o bolo distribuído para o processo eleitoral.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top