A Estradas de Cabo Verde (ECV) garante que são realizados trabalhos de manutenção nas estradas do país no sentido de evitar acidentes rodoviários e de prevenir eventuais deslizamentos de rochas na época da chuva. Em Santo Antão, essencialmente montanhoso, o perigo é real.
O risco de deslizamento de terra ou rocha em alguns pontos das estradas em Santo Antão no período chuvoso é real, conforme alertado alguns condutores que fazem o percurso Porto Novo/Janela com frequência.
No último fim-de-semana um deslizamento de rocha isolou o município do Paul no sentido Porto Novo/Janela, acendendo o sinal de alerta sobre o estado de conservação das estradas e da prevenção aos deslizamentos, frequentes durante o período das chuvas.
A Estradas de Cabo Verde garante que os técnicos responsáveis pelas estradas em Santo Antão seguem um estudo a nível nacional na prevenção deste tipo de incidente, sem especificar se são feitas avaliações das rochas em risco.
Contudo, a ECV assegura que antes do período das chuvas são realizados trabalhos de prevenção nas estradas, nomeadamente limpeza de pavimento, tapamento de buracos, podas de árvores e plantas das passagens hidráulicas, selagem de fissura de pavimentos.
Ainda, conforme avança, as empresas detentoras de contratos de manutenção corrente nas estradas têm “em prontidão” os equipamentos mínimos necessários para, em caso de ocorrência de incidentes rodoviários, entrarem em ação o “mais rápido possível”.
A ECV diz ainda que tem estado a comunicar com a sociedade civil, através de rádio e televisão, e chamado atenção das pessoas e condutores dos riscos nas estradas.