A fábrica de transformação de plástico, em azulejos, em Janela, Paul, Santo Antão, vai retomar as atividades de reciclagem de plástico, em breve.
Após interrupção na produção desde março de 2021, devido ao aumento de casos na localidade, a fábrica de azulejos de Janela vai voltar assim a laborar.
Maria Teresa Segredo, mentora do projeto, assegura que todas as condições já estão criadas para a retoma da produção de azulejos a partir do plástico.
“Temos de abrir as portas, em breve, para os nossos visitantes, e para as famílias que são beneficiárias deste projeto. Os europeus e africanos continuam interessados nos nossos azulejos, o que ajuda a preservar o ambiente e evitar a poluição por plástico”, diz Maria Segredo que confirma a existência de “várias” encomendas.
Segundo esta responsável, há uma “boa” quantidade de plástico disponível para o fabrico dos azulejos, sendo que a recolha e o tratamento foi feita durante a pandemia.
A Fábrica de Azulejos fica em Penedo de Janela, em Santo Antão, é a primeira do gênero em Cabo Verde, e na África, e emprega na sua maioria mulheres, na luta pela redução do plástico em Cabo Verde.