As candidaturas para o financiamento de projectos de jovens e mulheres, enquadradas no fundo Lavanta, já estão oficialmente abertas. O período para candidatura vai de 23 de Agosto até 13 de Setembro. O financiamento vai de 150.000$00 (cento e cinquenta mil escudos) a 1.500.000$00 (um milhão e quinhentos mil escudos).
O fundo Lavanta é um novo mecanismo de financiamento que resulta de uma parceria muito forte entre o Governo de Cabo Verde e as Nações Unidas para apoiar micro, pequenos e médios empresários, sobretudo os jovens e mulheres que atuam em setores de eleição como a economia azul, a economia verde e em áreas que têm a ver com a inovação e a criatividade.
São cerca de 300 mil dólares americanos que o PNUD coloca à disposição de Cabo Verde, a fundo perdido, e que o governo vai criar um fundo de conta garantia por forma a permitir que se tenha um volume de financiamento à volta de um milhão de dólares para apoiar os micro e pequenos empresários que se encontram hoje numa situação mais difícil em termos de acesso a financiamento e que querem reerguer o seu negócio com criatividade.
Para candidatar-se ao financiamento é necessário ser jovem, com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos, ou mulher (sem limite de idade), residir no país ou na diáspora e ter uma ideia inovadora nas referidas áreas.
O financiamento vai de 150.000$00 (cento e cinquenta mil escudos) a 1.500.000$00 (um milhão e quinhentos mil escudos).