PUB

Economia

Santo Antão está sem gás butano 

A ilha de Santo Antão enfrenta, no momento, um ruptura do stock de gás butano em todos os municípios. Esta situação tem criado filas junto às empresas distribuídoras, estando muitas pessoas a recorrerem à lenha para cozinhar.

A falta de gás butano em Santo Antão tornou-se recorrente. O bem, já considerado de 1ª necessidade, está em ruptura em todos os municípios, principalmente nas localidades do interior.

As pessoas estão descontentes com s situação como é o caso de Maria Helena, do interior do Porto Novo, que diz estar há  duas semanas à procura de uma garrafa de gás. 

“Não tenho gás há semanas. Quando chega alguma remessa em Porto Novo, esgotam-se de imediato. Estou aqui a tentar cozinhar na lenha, mas tem sido difícil”, admite ao A Nação.

O problema é também sentido no Paul e na Ribeira Grande onde já se registam grandes filas de pessoas na tentativa de conseguirem uma garrafa de gás. O pedido é para que a situação seja resolvida e que as empresas fiquem atentas ao stock disponível em Santo Antão.

“Não podemos estar a sofrer com frequência com a falta de gás. As empresas devem resolver isto urgente. Além da falta de água, não é justo ter falta de gás, também”, diz Manuel Silva.

Os representantes das empresas distribuidoras de gás admitem a ocorrência de rupturas devido ao transporte deste produto para o mercado, situação que tem criado algum alvoroço no seio das pessoas e criado algum açambarcamento.

PUB

PUB

PUB

To Top