Cerca de 30 técnicos que fazem o atendimento e acompanhamento das vítimas VBG e operam nos 22 municípios do país iniciam nesta segunda-feira,23, uma capacitação para garantirem melhor assistência e atendimento de qualidade às vítimas da Violência Baseada no Género (VBG), em Cabo Verde.
Segundo nota de imprensa chegada à nossa redacção, a mesma visa “aumentar a presença do ICIEG no terreno com o objetivo de incrementar o conhecimento da sociedade civil e de profissionais chaves sobre como atender e dar respostas às situações de crise perante a VBG”.
Serão cinco dias de formação de manhã, à tarde (das 9 às 16 horas) abordando conteúdos que estão divididos em cinco módulos entre as quais: “Género, como construção social e cultural”, “A Violência Baseada no Género”, “Crimes sexuais (incluindo abuso e exploração sexual) ” “Técnicas de atendimento às vítimas de VBG” e “Elaboração do Plano de Ação”.
Durante estes dias, os 30 técnicos serão estimulados a pensar no seu papel não só como profissionais, mas também como cidadãos, por forma a realizarem um atendimento adequado e de qualidade às vítimas de VBG
A capacitação vai fazer também com que esses técnicos contribuam para aplicação da Lei sobre VBG e transmissão/divulgação do seu conteúdo, aumentem o impacto da sensibilização comunitária ajudando na consciencialização de como é que a VBG se inicia, e também para que possam dar os seus contributos na promoção de mudança de comportamento.
A formação que antecede uma outra a nível nacional, ministrada aos agentes da Polícia Nacional, vai ser ministrada por uma especialista em género.
Iniciativa
A iniciativa enquadra-se num “combate sem tréguas” que o ICIEG esta a traçar para fazer face à Violência Baseada no Género em Cabo Verde.
Esta acção é resultado de uma parceria com a Unidade de Gestão de Projetos Especiais do Ministério das finanças e a ideia é estender se a mais de 600 pessoas, entre elas, profissionais de saúde, técnicos do setor financeiro, das micro finanças e beneficiários do rendimento social de inclusão.
A abertura da formação acontece na manhã desta segunda-feira,23, no no Instituto da Língua Portuguesa, na presença da Presidente do ICIEG, Rosana Almeida, e do Coordenador da UGPE, Nuno Gomes.