PUB

Santiago

Tarrafal: Polícia suspendeu atividades do festival do peixe

 O segundo dia da VI edição do festival de peixe do município de Tarrafal de Santiago foi marcado pela intervenção da Polícia Nacional, que apresentou um mandado ordenando que o festival fosse cancelado. Os comerciantes falam em prejuízos avultados. 

O acesso ao local do festival foi concedido para aqueles que apresentassem um teste negativo à covid.19 ou então o certificado de vacinação.

Alguns elementos da  Polícia Nacional chegaram ao recinto ontem, com a ordem de suspensão das atividades.

Alguns elementos do público presente nas atividades consideraram que a atitude levada a cabo pelos elementos da PN demonstrou uma falta de respeito para com os tarrafalenses.

O mesmo sentimento foi partilhado pelo edil tarrafalense, José dos Reis, que exiguiu que se respeitasse os seus munícipes.

Prejuízo para os comerciantes

Os participantes do evento falam em avultados prejuízos uma vez que muitos contam com a receita das vendas para honrar compromissos assumidos para poderem estar presentes no evento.

Segundo alguns comerciantes, ouvidos pela RCV, participaram em três reuniões onde lhes explicaram que se não tivessem tomado as vacinas não poderiam participar.

Muitos dizem que a esperança de conseguir ganhos, e quitar dívidas era para este sábado e domingo, uma vez que esperavam contar com a presença de pessoas da capital do país. Agora questionam o que podem fazer para quitar as dívidas feitas para participar do evento.

Medidas sanitárias cumpridas

O edil tarrafalense confessa não entender o motivo da suspensão das atividades uma vez que este cumpriu com todos os requisitos sanitários exigidos.

“Não entendo qual foi a motivação , porque quando acontece algo do tipo, parar um evento deste porte, de forma tão abrupta, sem motivação ou contato com a autoridade muncipal”.

 O edil aponta contudo a hipótese de motivação político partidária para esta atitude.

Afirma ainda que o evento tem servido para aumentar a taxa de vacinação no município, que antes estava por volta dos 18% e agora aumentou para 40%.

O Delegado da Saúde de Tarrafal, Amaro Rodrigues garantiu que o evento foi organizado de forma a cumprir com todos os requisitos sanitários.

O evento retornou depois de aproximadamente duas horas de negociação, no entanto ficou proibido a atuação de artistas no palco.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top