O Auditório Nacional Jorge Barbosa na cidade da Praia acolhe no próximo dia 28 de Agosto um concerto beneficente de angariação de fundos para a criação da “Fundação Orlando Pantera”.
A iniciativa de Darlene Barreto, filha do Orlando Pantera, visa “perpetuar o legado do pai” e já conta com dezenas de artistas que vão actuar entre o online e o presencial, no auditório da Várzea.
Entre eles estão o Dino D’Santiago (atuação online), Alberto Koenig, Bob Mascarenhas, Batchart, Ineida Moniz, Ruth Borges, Bino e Eduíno do grupo Ferro Gaita, Albertino.
SOS Mucci, Edy Young, Raiz di Polon, Éder Xavier, Romeu di Lurdis e Princezito participarão também deste concerto beneficente na noite do próximo sábado,28 de Agosto.
O evento está marcado para às 20h30, e os interessados devem adquirir bilhetes no valor de mil escudos.
Para além de assistir o show, poderão também participar do leilão de três obras de arte dos artistas plásticos Tutu Sousa, Sidney Cerqueira e Helder Cardoso.
A organização informa ainda que haverá uma campanha de “crowdfunding” de modo a envolver a comunidade na diáspora já que o concerto beneficente de angariação de fundos para a constituição da “Fundação Orlando Pantera” tem como objetivo base a aquisição de receitas no valor de 1.000.000 CVE.
Ideia da Fundação Orlando Pantera
A “Fundação Orlando Pantera” consiste num projeto delineado pela filha do Pantera, Darlene Barreto, que tem trabalhado no processo de recolha de tudo quanto foi deixado pelo pai, tais como acervos pessoais, composições e, principalmente, o legado do trabalho social que Orlando Pantera fez ao longo da sua existência.
Deste modo o objetivo da fundação e de outros projetos traçados visam enaltecer o nome de Orlando Pantera principalmente no que diz respeito a projetos sociais para crianças e adolescentes, tendo como base o ensino da arte e cultura cabo-verdianas.
Para realizar este sonho, Darlene espera contar com o apoio de todas as pessoas, organizações entre outros que admiram o Orlando Pantera pelo que fez em vida e pelo legado que deixou.