PUB

Ambiente

Fogo: Aterro Inter-Municipal servirá os três municípios

Um Aterro Controlado Inter-Municipal será construído em Monte Genebra, no Concelho de São Filipe (no Fogo), servindo os três municípios da ilha. 

Vai ocupar, numa primeira fase, uma área de quatro mil metros quadrados, com possibilidade de duplicação.

Cláudio Santos, presidente do Conselho da Administração da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), Cláudio Santos,  que falava à Inforpress, após à assinatura do Protocolo com a Associação dos Municípios do Fogo e da Brava, para a construção desta Infra-Estrutura Sanitária, lembrou que cada ilha ou Município deve ter o seu Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos.

No caso do Fogo, o Plano foi elaborado pela ANAS, sendo financiado pelo Fundo Ambiental de Portugal, apresentado e socializado com todos os municípios e parceiros sociais da “ilha do Vulcão”, em 2019.

O Aterro situa-se a Sul do Perímetro Irrigado de Monte Genebra e implica a construção de, pelo menos, uma estrada de acesso, com uma extensão de 600 metros e três passagens hidráulicas, nas três linhas de água existentes entre Monte Genebra e o local escolhido.

O Plano aguarda a aprovação das assembleias municipais, para sua efectiva entrada em vigor, permitindo, assim, aos municípios e ao Governo a mobilização de mais de 500 mil contos para sua implementação.

O Protocolo engloba a aquisição de terreno, ligação de água e energia.

Abrange, ainda, a parte de construção civil, que inclui a já citada estrada de acesso, trincheiras para descarga de resíduos e de drenagem, impermeabilização da drenagem dos resíduos, vedação e portaria, cortina de protecção, equipamentos de controlo e de gestão, entre outras. 

PUB

PUB

PUB

To Top